A Viação Rio Vermelho busca, constantemente, a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade, unindo esforços para satisfazer as necessidades e superar as expectativas de seus clientes, proporcionando confiabilidade e conforto. Movida por este objetivo, a VRV vem trabalhando desde 2003, ano que foram dados os primeiros passos para implantação de um Programa de Qualidade. Naquele ano, houve investimentos em educação e capacitação dos colaboradores, e implementação do Programa 5S em toda a empresa. A partir de então, intensificaram-se as ações voltadas para melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Em 2004, a VRV garantiu o 2ª lugar no Prêmio Profissional do Transporte Estadual, reconhecimento que motivou ainda mais a busca pela excelência dos serviços realizados. A VRV ganhou o 1º lugar do Prêmio Transporte Estadual daquele ano.
Em 2006, foi implantado o PPO - Programa de Produtividade Operacional - com objetivo de melhorar o processo de operação da frota, através do monitoramento sistemático dos indicadores.
Em 2007, foi implementado o PPM- Programa de Produtividade da Manutenção - através do qual é possível o monitoramento e controle dos serviços da área de manutenção.
Em 2008, a VRV iniciou o aprimoramento do seu sistema de Gestão da Qualidade baseando- se na Norma ISO 9001. Foi criada a Política da Qualidade, onde a diretoria em parceria com todos os membros da empresa assume o compromisso de prestar um serviço voltado para a satisfação dos clientes e aperfeiçoamento contínuo.
Em 2009, a VRV conquistou a certificação ISO 9001:2008, sendo a primeira Empresa de Transporte Coletivo Urbano, em Salvador, a ter seu Sistema de Gestão da Qualidade reconhecido e aprovado pelo Bureau Veritas Certification.
A estrutura organizacional é totalmente fundamentada na gestão participativa. Cada área de atuação da empresa é uma UGQ (Unidade Gerencial da Qualidade), coordenada por um comitê gestor, que tem, como princípios, analisar os indicadores de desempenho da organização, procurando identificar possíveis aspectos críticos e tomar decisões estratégicas que promovam a melhoria contínua da empresa em todas as suas áreas, e, consequentemente, a satisfação plena de seus clientes internos e externos. |